Aula 1 - 06/08/12

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula 1 - 06/08/12

Mensagem  The Analyst em Ter 7 Ago 2012 - 1:31

Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso - PTCC

Módulo II - PTCC - Professor: Rildon

Diretrizes para elaboração de uma monografia ciêntífica

Na área do pensamento e da expressão filosófica e científica certas exigências de organização prévia e de metodologia de execução se impõe. Já não se pode conceber, a não ser depois de amadurecido o raciocício, a elaboração de um trabalho ciêntífico ao sabor da inspiração intuitiva e inspontânea, sem obediência a um plano e aplicação de um método.

Essas exigências garantem bom êxito na aprendizagem e proporcionam tirocínio necessário ao amadurecimento intelectual.

A preparação metódica e planejada de um trabalho ciêntífico supõe uma sequÊncia de momentos, compreendendo as seguintes etapas:

1. Dterminação do rtema problema do trabalho;
2. Levantamento bibliográfico referente ao tema;
3. Leitura e documentação dessa bibliografia após seleção;
4. Contrução lógica do trabalho;
5. Redação do texto

1. Etapas da elaboração
1.1- dterminação do tema problema
Nesta fase, o aluno escolhe e determina o assunto sobre o qual versará o trabalho. Ainda que o tema seja proposto pelo professor, cabe ao aluno delimitar, com precisão, o tema indicado, distinguindo-o dos temas afins tendo o presente domínio sobre o qual vai trabalhar.
Durante essa fase, pode ocorrer alguma alteração desta primeira delimitação,mas, aindsa que isto seja frequente, é preciso que o aluno inicie seu trabalho de posse de um tema bem definido.
Tratando-se de trabalhos acadêmicos, com finalidades didáticas e propodêuticas, o tema escolhido ou delimitado deve deixar margem para pesquisa positiva de bibliografia ou de campo, com a necessária aprendizagem desses métodos de pesquisa não sendo portando o trabalho pura criação mental do aluno.
O raciocínio parte essêncial de um trabalho, não se desencadeia quando não se estabelece devidamente um problema, ou seja, o tema deve ser problematizado.
Toda argumentação, todo raciocínio desenvolvido num trabalho logicamente construído é uma demonstração que visa solucionar determinado problema.
Portanto, antes da elaboração do trabalho, é preciso ter idéia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada.
A colocação clara do problema desencadeia a formulação da hipótese geral a ser comprovada no decorrer do raciocínio.
O trabalho tem por objetivo último transmitir uma mensagem, comunicar o resultado final de uma pesquisa e de uma reflexão.
A abordagem própria de trabalho ciêntífico deve ser a mais monográfica possível, atentando-se para o aspecto delimitado do tema a ser tratado. Tal exigência de maior restrição temática é tanto maior quanto mais científico for o trabalho.
Distinguem-se três fases no amadurecimento de um trabalho: há o momento de invenção da intuição, da descoberta, da formulação das hipóteses, fase eminentemente lógica, em que o pensamento é provocador. Logo após parte-se para a pesquisa positiva, seja experimental, de campo ou bibliográfica.
1.2- Levantamento bibliográfico
Uma vez estabelecido e delimitado o tema do trabalho e formulados o problema e a hipótese, o próximo passo é o levantamento com documentação sobre o assunto.
Tais documentos se definem pela natureza e pelas áreas em que os trabalhos se situam.
tratando-se de trabalhos no âmbito da reflexão teórica, tais documentos são basicamente textos, livros e artigos. Quando se tratar de estudos de caso, aplicar ainda entrevistas, relatos, relatórios atuais. Layout e escopos dos sistemas ou métodos organizacionáis existentes.
As informações colidas devem ser transcritas nas chamadas fichas bibliográficas. Como essas fichas são a base de qualquer trabalho científico, todo o estudo deveria formar um fichário na sua especialidade, sendo de extrema utilidade em pesquisas futuras.

1.3- Leitura e documentação
Após o levantamento bibliográfico, chaga o momento de iniciar o trabalho, da leitura e da documentação.
Antes de tudo, o aluno deve elaborar um roteiro, trata-se da primeira estruturação do trabalho baseando-se de várias idéias oriundas de vários aspéctos que pode ter um problema referente ao assunto estudado.
Este roteiro provisório será reformulado no decorrer do trabalho. Novas ideias surgirão exigidas pelas primeiras, outras perderão valor. O plano definitivo só será estabelido no final da pesquisa positiva.
Quando tratar-se de trabalho em equipe parte-se de um roteiro comum e os integrantes da equipe pesquisam isoladamente, cada um lendo e documentando textos diferentes. no fim das pequisas, as fichas de fontes diferentes serão agrupadas conforme os temas definidos títulos e subtítulos para o trabalho, faltará apenas a construção posterior do trabalho, cabendo a cada participante da equipe compor e documentar cada parte do trabalho.



avatar
The Analyst
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 34

Ver perfil do usuário http://theanalyst.xpg.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum